Estatísticas

132

Grupos cadastrados

187

Núcleos mapeados

As informações são geradas automaticamente a medida que os grupos atualizam suas informações sobre estilo e quantidade de participantes.
Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são:

Capoeira Angola – modalidade mais antiga. Consiste em mais golpes próximos ao solo, possui ritmo musical mais lento e durante a roda os praticantes não batem palmas.
Capoeira Regional - criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves. Enquanto alguns integrantes jogam capoeira, os outros participantes ficam em pé batendo palmas.
Capoeira Contemporânea – é uma prática mais recente, surgiu na década de 70. Reúne algumas características da Capoeira Angola e Regional. A finalidade dessa categoria é realizar movimentos mais rápidos e mais enérgicos.
A conquista do espaço da mulher na Capoeira ocorre concomitante à luta das mulheres trabalhadoras na sociedade de classe.
A Capoeira, assim como os esportes e as lutas de maneira geral, historicamente esteve associada ao universo masculino.
As qualidades físicas não eram os únicos motivos pelos quais se justificavam a ausência das mulheres nas práticas corporais esportivas, mas também os valores culturais impostos pelo Estado Capitalista, socialmente aceitos, referenciados nos aparatos ideológicos e reforçados pelos aparatos repressores.